Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Governo leva o tema informação e transparência ao V Seminário de Inovação em Governo Eletrônico

Publicação:

20140417092959gd-20140416163326-mg-5285.jpg
Secretário Flávio Helmann participou do painel Transparência Pública - Dados Abertos - Foto: Foto: Ana Paula Maciel - Download HD (1,16 MB)

Ações do Governo do Estado para o aperfeiçoamento de ferramentas de transparência, controle social e ética na gestão pública foram abordadas, nesta quarta-feira (16), na abertura do V Seminário de Inovação em Governo Eletrônico, promovido pela Procergs, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Durante o painel "Transparência Pública - Dados Abertos", o secretário adjunto da Casa Civil, Flávio Helmann, desenvolveu o tema "O Cidadão no Centro da Gestão-Acesso à Informação e Transparência no Governo". Helmann enfatizou a importância que a atual administração dispensa às políticas que dialogam com a sociedade, fornecem dados e combatem à corrupção, entre elas o Mapa da Transparência e o Catálogo de Dados Abertos, que integram o portal Central do Cidadão. 

"Para que a sociedade possa se apropriar do Estado, precisamos de servidores capacitados também na área da tecnologia da informação, ou seja, precisamos de ações e qualificação além das áreas prioritárias, que são saúde, educação e segurança”, destacou Helmann. 

O painel "Transparência Pública-Dados Abertos" foi dividido com o diretor executivo de Jornalismo do Grupo RBS, Marcelo Rech, que reforçou a importância da eficiência das tecnologias para o desenvolvimento do jornalismo investigativo e de serviço, criticando a complexidade. “Quanto mais simples, mais eficiente”, garantiu, dando como exemplo o Google, que "morreria se cedesse à sofisticação".

"É preciso simplicidade para executar uma atividade online ou chegar a uma informação. Se eu tiver que navegar muito para obtê-la eu desisto”, salientou o jornalista, citando alguns sites que considera eficientes, entre eles o Transparência Brasil e o do Tribunal de Contas do Estado.

Central do Cidadão
A Casa Civil, por meio da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência, lançou em 2013 a Central do Cidadão (www.centraldocidadao.rs.gov.br) como o objetivo de ampliar a transparência e incentivar a participação social. A proposta é colocar os cidadãos gaúchos no centro da gestão pública.

Para isso, a ferramenta consolida os seguintes canais de atendimento: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); Ouvidoria; e Denúncias, permitindo ao usuário obter informações, enviar reclamações ou sugestões sobre a prestação do serviço público e denunciar irregularidades.

A Central do Cidadão traz ainda duas ferramentas inovadoras: a Cartilha da Transparência, que explica os principais conceitos relacionados ao tema; e o Mapa da Transparência, que traz a base de dados relacionada aos gastos públicos, diárias, convênios e servidores em um formato mais acessível. 

Participaram da abertura do V Seminário de Inovação em Governo Eletrônico o secretário-geral de governo, Vinícius Wu, o diretor-presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, o vice, Cláudio Dutra, e a presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Sandra Bitencourt, entre outras autoridades. O seminário encerra-se às 18h, após mais oito painéis sobre tecnologia da informação e comunicação como agente transformador da cidadania.

Texto: Josiane Picada
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Ouvidoria-Geral