RS Transparente orienta municípios sobre utilização da Lei de Acesso à Informação

20140702111532gd-20140701182619-mg-9069.jpg
Adjunto da Casa Civil, Roberto Nascimento salientou que sociedade civil brasileira tem hoje muito mais instrumentos fazer com qu - Foto: Beto Rodrigues - Download HD (652,00 kB)

Doze regiões do Estado terão cursos teóricos e metodológicos para atender uma das mais importantes demandas da sociedade: a transparência dos gastos e do andamento dos serviços públicos, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Foi lançada oficialmente a edição da série de cursos do seminário Gestão Local da Informação, Ética e Transparência, pela Rede Escola de Governo (REG), na tarde desta terça-feira (1º), na sede da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em Porto Alegre.

A ação faz parte do programa RS Transparente, que tem o objetivo de apoiar os municípios na aplicação da LAI, ao compartilhar estratégia, metodologia de implantação e solução tecnológica para atender ao cidadão. Uma das etapas do programa é o processo de formação que se iniciou nesta terça-feira (1º) na Capital com os seminários regionais.

“A sociedade civil brasileira tem hoje muito mais instrumentos, não só para saber o que é feito com o seu dinheiro, mas também para participar e fazer com que os recursos públicos sejam usados de forma correta”, disse o secretário adjunto da Casa Civil, Roberto Nascimento. “Governos existem para melhorar a vida das pessoas”, completou.

Cultura da transparência
Para a subchefe de Ética da Casa Civil, Juliana Foerngs, “o processo de formação contribui para que se mude a cultura do sigilo para a cultura da transparência”.

Já o diretor geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valtuir Pereira Nunes, ressaltou “que os países mais prósperos são aqueles em que a sociedade é mais atenta e que cobra resultados”.

Distribuídos em 12 encontros, entre Capital e interior, os cursos serão realizados pela FDRH, Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil e Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas. A iniciativa é em parceria com a Faccat - Faculdades Integradas de Taquara.

Também compareceram a diretora de Educação e Formação da FDRH, Necca Steffen, e o secretário adjunto do Gabinete dos Prefeitos, João Davi Gorgen, entre outros.

RS Transparente
O RS Transparente é um programa transversal, coordenado pela Casa Civil, em parceria com o Gabinete dos Prefeitos, Procergs e Rede Escola de Governo/FDRH, além de outras parcerias institucionais como a Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas e Famurs.