Bagé adere ao programa RS Transparente

20140820110540gd-20140819190953bage.jpg
Programa é coordenado pela Casa Civil - Foto: Fernanda Dreier

Em ato realizado nesta terça-feira (19), no Salão dos Espelhos do Palácio Piratini, a prefeitura de Bagé assinou o termo de adesão ao programa RS Transparente, que está auxiliando os municípios na implementação das determinações da Lei de Acesso à Informação.

O secretário adjunto da Casa Civil, Roberto Nascimento, destacou as mudanças ocorridas com a legislação e o reconhecimento da política de transparência do Executivo estadual que, inclusive, recebeu em junho deste ano o Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público. “A Casa Civil tem muito orgulho de coordenar este trabalho, que hoje é uma marca que diferencia o Rio Grande do Sul. Ficamos felizes com a adesão de Bagé ao projeto, pois a temática da transparência é fundamental para a sociedade”, citou.

Neste sentido, o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco, reforçou que as ações de transparência do Governo do Estado são reconhecidas internacionalmente: “Significa que temos métodos que transformam as políticas públicas e é importante na relação com os municípios”.

O prefeito de Bagé, Dudu Colombo, afirmou que as políticas são uma referência positiva e que o município além de apostar na temática da transparência também quer o seu fortalecimento para o próximo período.

O próximo passo é regulamentação municipal da legislação, o que garantirá a Bagé o suporte tecnológico ao sistema de informações ao cidadão, disponibilizado pelo Estado. No último dia 14, o município sediou o Seminário Gestão Local da Informação, Ética e Transparência, que está capacitando os servidores municipais para atuarem com a Lei de Acesso à Informação.

Fotos: Fernanda Dreier