Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Palestra aborda Lei de Acesso à Informação e cuidados com internet

Publicação:

20141016105950hd-20141015160738web-sarh.jpg
Monique Sichonany, da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, falou sobre abertura de dados e sigilo - Foto: Ascom Sarh

 

Lei de Acesso à Informação e cuidados com a internet foram os temas tratados no 3° Encontro Mundo Digital com Segurança, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Com o título "Internet: segurança e ética", o evento trouxe como palestrantes Monique Sichonany, da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil do Governo do Estado, e Gustavo Gonçalves, que atua na área comercial da empresa Scunna, especializada em suporte em Tecnologia da Informação.

Monique Sichonany falou sobre a transparência em órgão públicos, com base na lei federal n° 15.527/2011, referente ao acesso à informação. Disse que a mudança, realizada em 2011, afetou não apenas os cidadãos, mas também a cultura de trabalho do servidor público. "Claro que foi e ainda é um pouco difícil para alguns servidores assimilarem bem o direito que todos temos em acessar informações, mas mudou radicalmente a cultura de trabalho no Estado", explicou a advogada.

Monique ressalta que o governo não é dono da informação, ele apenas a guarda. Segundo ela, nem todos os dados são públicos, como no caso de sigilos bancários. Ela usou como exemplo o episódio em que um cidadão requisitou o contrato de patrocínio que o Banrisul tem com um clube de futebol gaúcho. O banco negou a informação porque havia uma cláusula de sigilo contratual que poderia ser quebrada apenas com a autorização da direção do clube.

O segundo convidado foi Gustavo Gonçalves, que falou acerca do comportamento das pessoas na internet e o que mais procuram na web. Internet banking, redes sociais e, principalmente, compras online são os tópicos mais buscados pelos usuários. “Há muitos sites de buscas de produtos, as pessoas pesquisam na internet antes de ir na loja e comprar, ou fazem pelo computador mesmo”, analisa. No caso de facebook, twitter, etc., o especialista disse que o foco é compartilhar informações pessoais com muita frequência.

Gustavo também falou dos riscos constantes na web. "Nós, da segurança da informação, brincamos que computador seguro é computador sem internet, ainda mais quando nossa vida real está completamente ligada com a virtual”, explica. Invasão de privacidade, furto de identidade e fraudes (bancárias e comércio eletrônico) foram alguns dos temas debatidos pelo palestrante. “Sempre vamos estar correndo algum risco, o que podemos é minimizar as chances de algo acontecer”, finalizou.

O Encontro Mundo Digital com Segurança é uma iniciativa do Comitê de Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do Governo do Estado, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança da Informação, dentro do projeto "Cultura em Segurança da Informação do Estado do Rio Grande do Sul". A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), que coordena o grupo, é a responsável pelo ciclo que totalizará quatro encontros, encerrando-se em novembro.

O objetivo é implantar um conjunto de procedimentos na administração pública a fim de despertar a discussão sobre segurança da informação. Conta também com o apoio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Polícia Civil, Detran/RS e Secretaria-Geral de Governo (SGG).

Ouvidoria-Geral