Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde apresenta nova ferramenta de gestão e transparência online

Publicação:

20141111094128sem-titulo.jpg
Através da ferramenta é possível acessar dados e informações da área da saúde. - Foto: Bárbara Barros

Foi apresentada nesta segunda-feira (10) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), uma nova ferramenta de gestão e transparência pela internet. Trata-se do Sistema de Gestão Estratégica, um sistema aberto ao público que organiza informações e dados, desde financeiros até os epidemiológicos. As informações podem ser acessadas pelo endereço ti.saude.rs.gov.br.
 

Para a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes a implantação do sistema busca equalizar e compartilhar as informações. “Essa inicitiva proporciona subsídios para tomadas de decisões e panoramas dos territórios do Estado para trabalhadores da saúde”, afirmou.
 

A iniciativa que vem sendo desenvolvida há seis meses é finalista do Prêmio InovaSUS, que premia experiências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O site visa publicizar ainda mais a informação em saúde afirmando o compromisso da secretaria com a transparência institucional.
 

Na apresentação o consultor Rafael Dal Moro e do assessor Rafael Dall'Alba demonstraram as funcionalidades e formas de visualização da ferramenta. “Há um cotidiano repleto de dados, que precisam fazer sentido para o usuário, por isso pensou-se em áreas e temáticas”, explicou Dall'Alba.
 

O lançamento da ferramenta foi realizado durante o Curso de Apoio Institucional para Equipes de Referência Técnica das Redes Municipais de Saúde na Atenção Básica em Porto Alegre. Também estiveram presentes a subchefe de ética, controle público e transparência da Casa Cilvil, Juliana Foernges e o coordenador estadual da atenção básica, Ricardo Heinzelmann.

Ouvidoria-Geral