Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Central do Cidadão é finalista em prêmio promovido pelo BID

Publicação:

20141125095957pq-20141120131208untitled.jpg
Portal coloca os cidadãos no centro da gestão pública - Foto: Divulgação

A Central do Cidadão, portal da Lei de Acesso à Informação do Governo do Estado, é um dos finalistas do Prêmio 2014 Governate, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto do governo gaúcho concorre na Categoria 3 – Setor Privado + Segunda Instância Administrativa.

 

Nesta etapa, além dos votos dos jurados escolhidos pelo BID, o prêmio contará, também, contará com a avaliação online da população. A votação ocorre até o dia 8 de dezembro, através do site www.iadb.org/gobernarte.

 

Os vencedores serão anunciados no dia 15 de dezembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá no primeiro trimestre de 2015, em data a ser definida pelo BID. Para o Prêmio 2014 Governarte foram apresentados 150 projetos, destes, foram selecionados 20 finalistas, divididos em quatro categorias: Sociedade Civil + segunda instância administrativa, Sociedade Civil + terceira instância administrativa, Setor Privado + segunda instância administrativa e Setor Privado + terceira instância administrativa.

 

Central do Cidadão

A Central do Cidadão é o portal criado pelo governo gaúcho para atender as determinações da Lei de Acesso à Informação e conta com canais de Ouvidoria e Denúncias, banco de dados abertos, além de ferramentas como o Mapa da Transparência e a Cartilha da Transparência. Em junho de 2014, o portal recebeu o Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA) tem como objetivo dar visibilidade às ações e às inovações em governança, além de reproduzir e compartilhar as práticas exitosas dos governos na administração pública.

Ouvidoria-Geral