Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Caravana da transparência vai a Novo Hamburgo e Osório

Publicação:

Matéria  no Jornal O Sul | Geral | p. 4 em 06-04-15

A Caravana da Transparência do governo do Estado prossegue hoje, em Novo Hamburgo e Osório. Nos encontros, representantes do Executivo detalharão a situação das contas públicas, que vem se agravando ao longo dos anos, e as medidas para o enfrentamento da crise. Em Novo Hamburgo, o encontro será às 13h30min, na Feevale. Já em Osório, a reunião ocorre às 19h30min, na Câmara de Vereadores. A Caravana já percorreu os municípios de Passo Fundo, Ijuí e Santa Maria. 

Durante os encontros também serão debatidas ações prioritárias que integrarão o PPA (Plano Plurianual) coordenado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional. "É um ato de transparência e respeito à sociedade", disse o governador José Ivo Sartori. 

A dívida do Estado com a União é o dobro do valor arrecadado, chegando a 54,8 bilhões de reais. Fora isso, as fon tes de financiamento praticamente se esgotaram: não há capacidade para novos empréstimos, os recursos do Caixa Único e dos depósitos judiciais estão baixos e não há rendimentos decorrentes de correção da inflação, por exemplo. 

Para enfrentar essa situação, o governo vem adotando medidas para atingir o equilíbrio financeiro — redução nas despesas com horas-extras, pagamento de diárias, viagens, locações e novos contratos. Houve a reprogramação do orçamento de 2015, estabelecendo cotas para despesas de custeio ajustadas pela Secretaria da Fazenda com os demais órgãos do governo. A meta é obter uma economia de 1,073 bilhão de reais.

Ouvidoria-Geral