Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Portal da Transparência bate recorde de consultas em dez dias

Publicação:

Matéria publicada no site da Fazenda em 18-06-15

18/06/2015 às 18:15

Passados apenas dez dias da divulgação completa dos nomes dos servidores públicos vinculados ao Poder Executivo com os respectivos salários, o número de acessos ao sítio Transparência RS registra um salto vertiginoso. Até esta quinta-feira (18), já foram 166 mil acessos e 4,8 milhões de visualizações, o que corresponde a 76% do total de consultas ao longo de 2014 (219 mil). Entre janeiro e maio deste ano, a média mensal era inferior a 18 mil acessos.

Deste universo de visitas ao site www.transparencia.rs.gov.br desde o início de junho, 126 mil foram de consultas específicas a dados de pessoal, com destaque para informações nominais de salários. O órgão mais consultado foi a Brigada Militar, seguido de Secretaria da Educação, Polícia Civil e Secretaria da Fazenda. A divulgação dos quantitativos dos cargos públicos e os respectivos salários atende a uma determinação do governador José Ivo Sartori, através do decreto 52.387.

Todo o processo para operacionalizar o acesso às informações ficou sob responsabilidade da CAGE (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado), que precisou mobilizar equipes do Tesouro do Estado e da Supervisão de Tecnologia da Informação da Fazenda. "O desafio foi trabalhar em pouco tempo no desenvolvimento de uma ferramenta eletrônica que facilitasse as consultas por parte do usuário e o próprio monitoramento do portal, para evitar qualquer interrupção nas informações", explica o titular da CAGE, contador e auditor-geral Álvaro Fakredin.

Informações disponíveis

Estão disponíveis no site informações sobre o total da remuneração bruta, adicionais/percentuais de avanços, parcelas indenizatórias (quando houver), abono permanência (quando houver), férias (no mês de recebimento), gratificação natalina (também no mês de recebimento), total de descontos legais e o valor líquido do salário.

A divulgação contempla os cargos de provimento efetivo e em comissão, funções gratificadas, empregos celetistas e inativos e pensionistas pagos pelo Tesouro do Estado, bem como os pensionistas do IPE e funcionários celetistas das empresas públicas e de economia mista.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom-Sefaz

Edição: Rui Felten/CCom

Ouvidoria-Geral