Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

TCE lança nova ferramenta de dados

Publicação:

Matéria publicada no Correio do Povo/Geral/P.14

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) lançou ontem o novo Portal de Dados Abertos que promete tornar o acesso às informações públicas mais fácil. Com a ferramenta, será possível consultar dados sobre receitas, gastos, contratos de todos os municípios do Estado, além de informações sobre as contas do Tribunal. 

Até o final do mês, os salários dos servidores do TCERS serão divulgados em formato de dados abertos. Hoje, esses dados são disponibilizados separadamente, a partir de pesquisa individual a cada servidor. O portal permite o cruzamento de dados já publicados no site do órgão, com itens extra das áreas de Educação, Saúde, Previdência, decisões do TCE e Ouvidoria. “O cruzamento permite aprofundar as análises e empoderar o cidadão para o que chamamos de controle social”, ressaltou o presidente do Tribunal, Cezar Miola. 

Ele lembrou que o portal será ferramenta para análise da geração de renda do Estado e municípios. “É importante saber como são financiados os gastos do governo, como arrecadação de tributos, por exemplo. É imprescindível ter o domínio de todo o funcionamento da máquina pública”, declarou. 

O diretor-geral do órgão, Valtuir Pereira Nunes, explicou que desde 2010, 60% das denúncias recebidas pelo Tribunal se confirmam. A expectativa para este ano é alcançar as 10 mil. “O cidadão pode saber sobre pagamentos que a prefeitura tem feito para a empresa responsável pelo asfaltamento na sua rua e que está parado. Ele tira uma foto e manda para a nossa Ouvidoria”, explicou Nunes.

Ouvidoria-Geral