Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) vence concurso nacional

Logo OGE 1

Organizada para difundir as atividades de ouvidorias, a Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos teve como vencedora, em uma das três categorias, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-RS). As premiadas no concurso nacional se destacaram na divulgação, em redes sociais, do tema proposta na campanha e o papel desses órgãos.

Vinculada à Casa Civil do governo do RS, a OGE ficou em primeiro lugar no segmento voltado para ouvidorias públicas de municípios acima de 500 mil habitantes, ou estaduais, distritais e federais, conquistando 350.340 pontos. Em 2º lugar, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu 214.338 pontos. E na 3ª posição ficou a Subcontroladoria de Ouvidoria de Belo Horizonte, com 97.070 pontos.

A pontuação foi calculada a partir do critério de alcance da postagem em redes sociais, quantidade de publicações e criação do material divulgado. Nesta edição, o concurso teve como tema Discriminação no serviço público: não se cale. "A conquista mostra que estamos no caminho certo na comunicação com o público interno e o cidadão, os focos do nosso trabalho", disse a ouvidora-geral do Estado, Viviane Migliavacca.

OGE maratona1a-OGE maratona2a-

Em todas as publicações relacionadas à campanha, o órgão participante deveria incluir a hashtag oficial da maratona #OuvidoriaContraDiscriminação e a hashtag #ParaTodosVerem, seguida de breve descrição da postagem com o formato (foto, desenho, ilustração ou vídeo), os elementos (pessoas, objetos, formas etc.) e o conteúdo em si.

OGE 5A advogada Viviane Migliavacca é a ouvidora-geral do Estado - Foto: Nabor Goulart / Ascom Casa Civil

Para a participação na maratona, OGE buscou a parceria da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), que auxiliou na produção dos cards. A equipe da Secom também elaborou, em conjunto com a Ouvidoria, estratégia de publicação nas redes sociais do governo do RS. A estratégia adotada foi a de usar Facebook e Instagram para a divulgação do material, visto que a pontuação em ambas era dada pela quantidade de perfis alcançados.

Promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), a maratona, em sua terceira edição, teve o objetivo difundir, entre os usuários de serviços públicos, o conhecimento acerca das atividades desenvolvidas pelas ouvidorias públicas para promover a participação social, a consciência de direitos e ainda estimular iniciativas desenvolvidas nesses órgãos.

Neste ano, 114 ouvidorias públicas se inscreveram no concurso e 51 chegaram a finalistas com a apresentação dos resultados de publicações e visualizações entre julho e agosto de 2023. A lista de premiados está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2/10).

A mararona foi dividida em três categorias, conforme o tamanho da população da cidade onde a instituição concorrente atua. Além da qual participou a OGE, as outras duas foram para ouvidorias municipais de cidades com até 100 mil habitantes - ficando em primeiro lugar a Câmara Municipal de Embu-Guaçu (SP), com 16.802 pontos -, e a categoria para ouvidorias de cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. O 1º lugar foi para a Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Santa Maria (RS), com 73.304 pontos.

Texto e edição: Ascom Casa Civil