Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Artur Lemos é o novo Secretário-Chefe da Casa Civil

Publicação:

Posse de Artur Lemos
Posse de Artur Lemos

O novo Secretário-Chefe Foi anunciado Terça-Feira (02/02) e tomou posse nesta
Segunda-Feira (08/02), em cerimonia realizada no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

Lemos estava até então à frente da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e assume o desafio de assessorar e apoiar diretamente o governador Eduardo Leite e ajudar na articulação política do Executivo com os demais Poderes no lugar de Otomar Vivian, que deixa a pasta para assumir a Diretoria de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O novo secretário-chefe da Casa Civil agradeceu ao governador pelo convite e falou sobre a forma com que pretende chefiar a pasta. “Esperem de mim diálogo e convergência. Esperem de mim civilidade e gentileza, franqueza e lealdade. Esperem de mim seriedade e respeito a todas as vozes, trabalho e compromisso com um governo que pretende deixar um legado de evolução. Temos uma oportunidade de mudança e não vamos desperdiçar. A hora é de construir pontes, não muros”, afirmou Lemos.

O secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Pereira, assumirá interinamente o comando da pasta.

Currículo de Artur Lemos

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Artur Lemos Júnior tem especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, MBA em Gestão e Business Law na Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA em Governança Corporativa e Gestão de Risco na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Cursou Politics and Economics of International Energy pela Sciences Po, em 2016.

Na administração pública, ocupou o cargo de diretor Administrativo e presidente da Fundação Zoobotânica (2006-2011). Em 2014 esteve na coordenação da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa. De janeiro de 2015 a dezembro de 2016, foi secretário adjunto da Secretaria de Minas e Energia, sendo secretário de 2017 a abril de 2018. Comandou a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura de janeiro de 2019 até agora, quando assume a Casa Civil. Representou o Rio Grande do Sul no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Central do Cidadão