Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estudo aponta ESTADO em alto nível no quadro da Transparência

Rio Grande do Sul se encontra com alto nível no quadro da Transparência com 86 pontos

Publicação:

Subchefia de ética Transparência Covid 19
Subchefia de ética Transparência Covid 19

O estudo mostra que o Rio Grande do sul aumentou a sua transparência em relação aos dados sobre a pandemia de Covid-19.

Rio Grande do Sul se encontra na sexta posição entre os estados mais transparentes do Brasil no Índice de Transparência da Covid-19. Com os resultados desta última avaliação, o estado se encontra com 86 pontos e com um alto nível de divulgação de dados.

Estudo foi feito pela Open Knowledge Brasil (Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos e apartidaria que promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente).

Ranking OGK
Ranking OGK

O Estado já vem melhorando no ranking a alguma semanas. As principais mudanças que capacitaram a melhora do estado foram a abertura da base de microdados, a reformulação do principal site de indicadores de Covid-19 e informar quantidade de testes disponíveis.

Índice da Open Knowledge Brasil

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais e parâmetros para que sejam publicados. Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

Para acompanhar o ranking (clique aqui).

Para maiores informações sobre Covid-19 acesse o site disponibilizado pelo estado.
(clique aqui)

Central do Cidadão