Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Casa Civil
Início do conteúdo

Estudo aponta melhora na transparência da covid-19 do ESTADO

Rio Grande do Sul passa a estar entre os quatros estados mais transparente

Publicação:

Logo Subchefia de ética Covid-19
Logo Subchefia de ética Covid-19

O estudo mostra que o Rio Grande do sul aumentou a sua transparência em relação aos dados sobre a pandemia de Covid-19.

Após detalhar por hospital a taxa de ocupação de leitos em toda a rede de saúde, o Rio Grande do Sul se tornou o mais novo ente a atingir 100 pontos no Índice de Transparência da Covid-19. Com os resultados desta última avaliação, o estado compartilha a primeira posição do ranking com Goiás, Minas Gerais e Rondônia.

Estudo foi feito pela Open Knowledge Brasil (Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos e apartidaria que promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente).

Mapa transparência Covid-19
Mapa transparência Covid-19

O Estado já vem melhorando no ranking a alguma semanas. As principais mudanças que capacitaram a melhora do estado foram a abertura da base de microdados, a reformulação do principal site de indicadores de Covid-19 e informar quantidade de testes disponíveis.

Índice da Open Knowledge Brasil

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais e parâmetros para que sejam publicados. Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

Para acompanhar o ranking (clique aqui).

Para maiores informações sobre Covid-19 acesse o site disponibilizado pelo estado.
(clique aqui)

Central do Cidadão