Hospitais estaduais receberão repasse de R$ 43 milhões

111 hospitais serão contemplados com um reforço financeira para o combate ao coronavírus no estado

ações contra pandemia

Repasse feito via emendas extraordinárias da bancada federal gaúcha, irá dar reforço financeira no valor de cerca de R$43 milhões. Serão mais de cem hospitais que receberão o reforço financeiro para o combate ao coronavírus que já está no caixa estadual para ser encaminhado aos hospitais.

O repasse foi anunciado na manhã desta Terça-Feira (30/06), por uma videoconferência transmitida em redes sociais. Estiveram presentes na transmissão o governador Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Saúde, Arita Bergmann. O encontro reuniu deputados federais e estaduais e senadores.

“O governo do Estado é uma peça na engrenagem. Não governamos o Estado sozinho, nem faremos as mudanças necessárias sozinhos. Agradeço muito pela ajuda e pela disposição dos parlamentares em colaborar constantemente, não só no repasse de recursos, mas na interlocução com o governo federal”, destacou o governador.

A bancada federal realocou, por meio de emendas extraordinárias, recursos de outras pastas federais para a Saúde. No total, serão R$ 99,3 milhões repassados ao Rio Grande do Sul com o objetivo de fortalecer as ações de combate ao coronavírus. Desse valor, R$ 43.400.725,93 serão enviados a 111 hospitais sob gestão estadual. O restante do valor será repassado a hospitais sob gestão municipal.

O deputado Pedro Westphalen ressaltou a união entre os parlamentares. “Estamos sabendo atuar de maneira uniforme neste momento, fazendo das diferenças um aprendizado no combate ao coronavírus. A bancada se uniu e decidiu, de maneira unânime, redirecionar os recursos para auxiliar os hospitais”, explicou.

46 hospitais receberão cerca de R$19 milhões ainda nesta terça-feira.

O deputado estadual Zé Nunes representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, que não pode comparecer ao encontro. Representando os senadores, o senador Luis Carlos Heinze também manifestou a importância da união, deixando de lado ideologias partidárias, neste momento de combate ao coronavírus.

Lista completa dos 111 hospitais e quanto cada um receberá